Procurando algo aqui? Fique à vontade!

Quem sou eu

Minha foto
Sou professora de Português, Espanhol, Literatura e Redação formanda da UFRJ. Atuo em importantes Cursos Preparatórios da cidade do Rio lecionando estas disciplinas. Também ministro aulas de Reforço Escolar, em domicílio, a alunos dos Ensinos: Fundamental e Médio.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Chimamanda Adichie: O perigo da história única




Chimamanda Adichie: O perigo da história única

Se você ainda não tinha ouvido falar do TED não se preocupe, a Leia Brasil te apresenta agora. A TED é uma conferência anual que reúne os mais importantes pensadores do mundo que são desafiados a fazerem a melhor apresentação de suas vidas em 18 minutos. No TED.com eles disponibilizam, de graça, as melhores apresentações e performances sobre vários temas, que vão de tecnologia e entretenimento a design, negócios, ciência e cultura.

Personalidades como o político Al Gore, a escritora Isabel Allende e o pop star Bono Vox já passaram por lá, mas graças a dica da professora Susan Blum, uma velha amiga da Leia Brasil, um nome em especial nos chamou a atenção. Estamos falando da participação da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie.

Para quem não conhece um breve histórico: Chimamanda mudou-se para os Estados Unidos com 19 anos para fazer faculdade, seu primeiro romance Hibisco Roxo foi publicado em 2003 e, em 2006, com a publicação de Meio sol amarelo a escritora foi agraciada com o prêmio Orange Prize de melhor ficção.

Em sua palestra Chimamanda Adiche fala sobre o perigo das histórias únicas e de como um único olhar sobre uma pessoa, um povo ou uma cultura é limitador e gera esterótipos difíceis de serem superados. Não deixe de ver.

ASSISTA O VIDEO!!!


(fonte:http://www.leiabrasil.org.br/blog/index.php/2010/02/05/chimamanda-adichie-o-perigo-da-historia-unica/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EU VOU CONSEGUIR!!!!

EU VOU CONSEGUIR!!!!
"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo." Nelson Mandela